terça-feira, 7 de julho de 2015

UPA ( Unidade de Pronto Atendimento )

Moção de repúdio às práticas políticas que impedem a construção da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro na área conquistada pela comunidade Noroeste no OP 2008
e Pedido de Providências ao Ministério Público contra o Prefeito de Belo Horizonte

Ao Ministério Público de Minas Gerais

Líderes Comunitários da Regional Noroeste, junto com a PROSSEBEME – Associação Comunitária, formaram uma Comissão para acompanhar todo processo de construção, instalação e funcionamento da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro, formada também por delegados do CONFORÇA, presidentes dos Conselhos Locais de Saúde da Noroeste.

Em 2008, as Associações Comunitárias, Conselhos Locais de Saúde, Igrejas Católicas, Evangélicas, Espíritas com toda comunidade do bairro Glória e adjacências se uniram em prol da conquista da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro através do Orçamento Participativo. Foram anos de trabalho, muitas reuniões do Orçamento Participativo, debaixo de sol e chuva, isto desde o ano de 2008, quando ganhamos a tão sonhada UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro, considerada a obra mais votada de toda a história do OP do País, para atender a 400.000 pessoas. O local foi definido no Orçamento Participativo desde 2008 na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes na esquina com Av. Amintas Jacques de Moraes, no bairro Glória. É o melhor local de toda a Regional Noroeste BH, sendo um local plano, com várias ruas, avenidas de acesso a pedestres, isto é, criança, idoso, gestante, deficientes etc, veículos, muitas linhas de ônibus, para bairros de toda a Regional, comercio, farmácia, escola, um local com bastante segurança etc.

No ano de 2014 representantes do governo de BH, da Regional Noroeste convidaram os delegados da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro, para uma reunião no dia 31/07/2014, na Escola Estadual Lucas Monteiro Machado, no bairro Pindorama, com a presença do Secretário de Gestão Compartilhada, Gelson Leite. Local escolhido para influenciar a população na escolha, pois a escola citada é próxima do Aterro Sanitário “LIXÃO”, com a finalidade de votar o novo local da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro, alterando as normas do Orçamento participativo, pois o local da UPA já estava definido e o novo local indicado, sabe lá por qual maluco, é o Aterro Sanitário “LIXÃO” que fica no bairro Pindorama.

Conseguimos impedir nesta época este absurdo, a PBH desviou a atenção da comunidade, através de publicação no DOM do dia 15/05/2013, (DECRETO PBH No 15.213, DE 15 DE MAIO DE 2013
) para aquisição de outro terreno, para construção da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro, próximo ao local original do OP-2008, prometendo construção rápida. Mais uma enganação. Voltaram a insistir na idéia de construir na região do Aterro Sanitário “LIXÃO”, com previsão de inicio de obras para março de 2015, iludindo a população novamente, com desapropriações, próxima ao Aterro Sanitário “LIXÃO”, para construção de uma Unidade Municipal de Enducação Infantil – UMEI-BH, fazendo parecer que a obra da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro estava sendo iniciada.

Este local não tem a mínima condição de construir absolutamente nada, para ser usado pelo ser humano, pois é uma verdadeira bomba atômica, é igual à Barraginha em Contagem e é como um VULCÃO que está adormecido, pois debaixo daquele solo só tem gás e chorume que pode explodir a qualquer momento. Segundo técnicos da Saúde de Meio Ambiente, em uma audiência publica na Assembléia Legislativa de MG, onde estavam presentes também, os deputados Fabio Avelar, João Leite e outros, alem de representantes de Associações Comunitárias, de Conselho Local de Saúde, da Igreja Católica, da Evangélica, da Espírita e das comunidades do entorno do Aterro Sanitário “LIXÃO”, foi falado por técnicos ambientais, que o Ar que os moradores mais próximos respiram, está totalmente contaminado e que causa uma doença grave. Foi falado também, pelos técnicos, que toda a água subterrânea do entorno está contaminada, além de ratos, baratas, escorpiões, mosquitos, urubus e outros bichos mais, um mau cheiro terrível, falamos isso com muita propriedade, de quem trabalhou durante anos para tirar o aterro sanitário “LIXÃO” de BH, junto com as Associações de Moradores do entorno. Participamos de muitas reuniões no bairro, no COPAM, na FEAM, Audiências Publicas na Assembléia Legislativa de MG etc.

Além disso, este local, Aterro Sanitário “LIXÃO”, está no topo de um morro que vai sacrificar a todos que precisarem usar esta UPA, se continuarem insistindo em construir ela neste local, principalmente crianças, idosos, gestantes, deficientes etc. Não tem via de acesso adequada para veículos, não tem nenhuma linha de ônibus que vai até este local, não tem nenhuma segurança, enfim, o pior local, para construir uma UNIDADE DE SAÚDE desta natureza.

Em desrespeito a toda a população que largou seus afazeres na noite de votação do OP-2008- UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro sendo aproximadamente 5000 pessoas com a maior votação da historia do Orçamento Participativo do Pais, devido a desorganização da PBH para esse grande numero de participantes infelizmente, apenas aproximadamente 2000 pessoas puderam votar. O prefeito Marcio Lacerda não respeitou a população, desrespeitando as leis do Orçamento Participativo tratando a população como um lixo, quando autorizou a construção da referida UPA, em cima do aterro sanitário “LIXÃO” de BH.

A exemplo:
- a Nova Rodoviária de Vespasiano-MG da região Metropolitana de Belo Horizonte, que foi investido mais de um Milhão (1.000.000,00) de Reais e que não funciona, ao ser construída em aterro sanitário “LIXÃO”, está totalmente pronta e antes de ser inaugurada, já apresenta vários problemas, como foi mostrado em reportagem no dia 25/06/2015 pela TV Record apresentado por Carlos Viana.
- Escola construída em aterro sanitário é fechada após vazamento de gás
- Construído sobre um lixão, Shopping Center Norte vira área de risco

Nos vamos pagar para ver? E se você ou sua família estiver nesta UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro e tudo vier abaixo, como foi o caso da Barraginha/Contagem e os viadutos em BH, causando muitas mortes e prejudicando milhares de pessoas.
Será que o prefeito, sua família e outros político vão ser atendidos nesta UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro? DUVIDO.

Pedimos providencias para apurar irregularidades e pedimos o resgate do local original para construção da UPA1-NoroesteBH-Av.Brigadeiro-OP-2008.

Belo Horizonte, 05 de julho de 2015

Robson de Oliveira Costa
Presidente da PROSSEBEME – Associação Comunitária - BH

robson.msba@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário